A partir de 19 de março, no Palazzo Pamphilj, acontece a exposição "América Latina, vivendo na contemporaneidade. Visões de arquitetura sustentável"
- America Latina Vivir Contemporaneidad
- 14 mar 2024
- Tempo di lettura: 3 min
Até 10 de maio de 2024 estão expostas obras e projetos de arquitetura latino-americana

A IILA-Organização Internacional Ítalo-Latino-Americana apresenta de 19 de março a 10 de maio de 2024 no Palazzo Pamphilj, Galleria Candido Portinari, gentilmente cedida pela Embaixada do Brasil na Itália e pelo Instituto Guimarães Rosa , uma exposição imersiva e interativa, com curadoria de da arquiteta ítalo-panamenha Paola Pisanelli Nero, que destaca a contribuição sustentável da arquitetura contemporânea na América Latina que mantém, experimenta e utiliza materiais naturais, revelando uma história e uma cultura técnica ancestral que ainda está viva.
A exposição “América Latina, vivendo na contemporaneidade. Visões de arquitetura sustentável/ vivir en la contemporaneidad. Visiones de arquitectura sostenible", é o resultado de uma investigação, que inclui mais de 90 projetos e obras construídas, com a participação de 45 estúdios latino-americanos, realizada com a contribuição do Ministério Italiano de Relações Exteriores e Cooperação Internacional (DGCS /MAECI) e do CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe .
A IILA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Como sublinha Antonella Cavallari, Secretária Geral do IILA, «a questão da sustentabilidade do nosso modo de viver e de produzir é hoje crucial e incontornável: devemos adaptar os nossos modelos para torná-los compatíveis com o respeito pelo planeta Terra e por cada um. de nós, em todos os setores. de actividades, deve e pode contribuir para que a transição para o desenvolvimento sustentável seja concluída o mais rapidamente possível. Neste contexto, a IILA, Organização Internacional Ítalo-Latino-Americana, há anos que orienta as suas iniciativas, não só no domínio económico e na promoção da investigação científica, mas também no sector cultural, consciente da necessidade de apoiar o processo também através de uma mudança de mentalidade. […] E a arquitetura é sem dúvida uma forma de arte e de cultura, ainda mais relevante num contexto como a América Latina, onde mais de 80% da população vive em cidades. O que torna uma cidade sustentável, quais são as soluções que a arquitetura pode propor? Dar uma resposta possível a estas questões incontornáveis é o objetivo da exposição “América Latina, vivendo no mundo contemporâneo. Visões de arquitetura sustentável”.
A ESTRUTURA DA EXPOSIÇÃO
A exposição é composta por 3 seções e conta com a participação de arquitetos que atuam profissionalmente na América Latina.
A “Seção Imersiva” é composta por 2 salas que compõem a viagem virtual pelas imagens e sons latino-americanos. O itinerário da visita começa na SALA 1 com Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador e continua na SALA 2 em direção à Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Em ambas as salas, um roteiro projetado no chão conduz o visitante entre os territórios individuais e sua arquitetura.
O passeio continua na “ Seção de Consultas”, localizada na SALA 2, que permite ao visitante, através de estações touch screen, aprofundar-se nos projetos e conhecer as demais obras dos arquitetos participantes.
Continuamos na “ Seção de Entrevistas” : voltando à SALA 1 e selecionando países e participantes a partir das telas sensíveis ao toque , o visitante poderá ver e ouvir os arquitetos e seu pensamento sustentável contado através das obras expostas.
Mostrar informações:
Onde: Palácio Pamphilj | Galeria Candido Portinari, Piazza Navona 10, Roma
Quando: de 19 de março a 10 de maio de 2024. De segunda a sexta, das 10h às 17h.
Duração da exibição: SALA 1 65 minutos; SALA 2 35 minutos
ENTRADA GRÁTIS
Visitas guiadas mediante agendamento, escrevendo para s.culturale@iila.org