“América Latina, vivendo na contemporaneidade. Visões de arquitetura sustentável / vivir en la contemporaneidad. Visiones de arquitectura sostenible”
- America Latina Vivir Contemporaneidad
- 24 abr 2024
- 2 Min. de lectura
Actualizado: 7 jul 2024

Segunda-feira, 29 de abril de 2024 às 10h00, no Auditório do Instituto Guimarães Rosa, Embaixada do Brasil, conferência dedicada à exposição “América Latina, vivendo na contemporaneidade. Visões de arquitetura sustentável / vivir en la contemporaneidad. Visiones de arquitectura sostenible”, curadoria da arquiteta Paola Pisanelli Nero.
A conferência pretende ser uma oportunidade para explorar a importância da contribuição sustentável da arquitetura contemporânea na América Latina que mantém, experimenta e utiliza materiais naturais, revelando uma história e uma cultura técnica ancestral que ainda está viva. O arquiteto Pisanelli Nero ilustrará sua pesquisa, que conta com a participação de 45 estúdios latino-americanos com 90 projetos e obras construídas. Serão então explorados em profundidade 3 projetos, graças à participação de 3 escritórios de arquitetura argentinos: Barrionuevo Villanueva Arquitectos, MGHS Oficina de Arquitectura e APS – Pablo Senmartin.
Após a conferência, o curador da exposição e os arquitetos presentes conduzirão uma visita guiada à exposição multimídia e imersiva montada nos espaços adjacentes da Galeria Candido Portinari.
A exposição “América Latina, vivendo na contemporaneidade. Visões de arquitetura sustentável / vivir en la contemporaneidad. Visiones de arquitectura sostenible” é criada pela IILA – Organização Internacional Ítalo-Latino-Americana, em colaboração com a Embaixada do Brasil na Itália e com a contribuição do Ministério Italiano de Relações Exteriores e Cooperação Internacional (DGCS/MAECI) e do CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe.
Plano
Parte 1
10h00 -10h30
Saudações institucionais
Apresentação da exposição de Paola Pisanelli Nero.
Apresentação de Paola Pisanelli Nero dos arquitetos participantes: Barrionuevo Villanueva Arquitectos /MGHS Oficina de Arquitectura/ APS Pablo Senmartin (Argentina)
Parte 2
11h00 - 12h30
Exposição dos projetos, com curadoria de cada estúdio participante.
BARRINUEVO VILLANUEVA ARQUITECTOS arq. NICOLAS BARRINUEVO – “Caminhos para uma arquitetura sustentável”
MGHS OFICINA DE ARQUITECTURA arq. JOAN MARANTZ – “Pontos e linhas sobre Buenos Aires”
APS PABLO SENMARTIN – “Arquitetura sustentável, espaço e tempo”
Parte 3
Galeria Candido Portinari, Embaixada do Brasil, Piazza Navona 10
Visita guiada à exposição com grupos participantes, curadoria do curador e dos arquitetos presentes




